quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Moquém, a técnica usada pelos índios para assar suas carnes


Desde sempre os índios e os caçadores antigos usam a técnica de moquear algum tipo de carne não apenas para assá-las e serem consumidas na hora, como também para mantê-las conservadas. Nas tribos indígenas, esse procedimento ainda é bastante usado seja nas carnes de caça, aves ou peixes.

Para realizar o processo é necessário um jirau, espécie de grade de varas verdes apoiada em esteios e forquilhas nas extremidades. No moquém, o calor deve ser moderado, por isso as brasas são feitas com galhos secos e gravetos para que os alimentos sejam assados sem queimar. Folhas de bananeira podem ser usadas para acondicionar a carne a ser preparada.

Com a ideia de compartilhar a experiência da chef nos dias que passou ao lado dos índios yawanawá, a artista plástica Gisele Gandolfi, da Muriqui Cerâmicas desenvolveu louças exclusivas para servir os pratos do novo menu. O Pintado na folha de bananeira com pirão de peixe com ervas amazônicas e banana assada, por exemplo, chega à mesa em uma grelha de galhos de goiabeira, sob um prato de cerâmica decorado com textura que remete ao couro de cobra.

(foto: Ricardo D'Angelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário